Carta de Amor aos Mortos


Cartas de Amor aos Mortos

Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 344
Código ISBN: 97885657654116

 Sinopse: Alguns segredos só conseguimos contar aos nossos maiores ídolos. Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop¿ apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era: encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um, é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Narrado em primeira pessoa, Cartas de amor aos mortos traz a história de Laurel, uma garota de 14 anos que acaba de iniciar o Ensino Médio e que tenta superar o divórcio dos pais e a morte de sua irmã mais velha, May. Quando tudo já parecia péssimo sua mãe resolve ir morar na Califórnia e deixá-la aos cuidados de seu pai e sua tia Amy.


Laurel está solitária e totalmente perdida, uma menina tímida que não consegue achar seu espaço no mundo. Não sabendo como agir no seu primeiro dia de aula, na nova escola, acaba se espelhando na irmã, May que era totalmente divertida simpática e extrovertida. Ela acaba fazendo amizade com duas colegas, Natalie e Hannah e se apaixonando pelo misterioso Sky.

 Em uma aula de inglês a professora pede para que todos os alunos escrevam uma carta para alguém que já morreu e Laurel escreve para Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, por quem May era completamente fascinada. Essa carta dá início a um caderno de cartas, que acaba virando uma espécie de diário, onde ela conta da sua vida, pensamentos e acontecimentos, através de cartas para várias celebridades já mortas.

Querido Kurt Cobain, Hoje a sra. Buster passou nossa primeira tarefa de inglês: escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. Como se a carta pudesse chegar ao céu ou a uma agência de correio dos fantasmas. Acho que ela queria que a gente escrevesse para um ex-presidente ou alguém do tipo, mas preciso conversar com alguém. Eu não poderia conversar com um presidente. Mas posso conversar com você.

Ava Dellaira nos presenteia com uma leitura emocionante, descreve com exatidão as descobertas, sentimentos e angústias de sua protagonista. O livro é mais do que uma história, é uma reflexão, Ava mostra o quanto a amizade, a família, o amor moldam o nosso agir, o quanto a vida é frágil e principalmente a importância de dividirmos as nossas angústias, tristezas e dúvidas com as pessoas que convivemos, pois muitas vezes o que nos aflige passa a ser menos pesado quando compartilhado com outro alguém.

3 comentários:

  1. Oi, Thai! Concluí o mesmo que você após a leitura do livro. Sentimentos compartilhados realmente tornam as coisas mais suportáveis.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que assim que saiu eu fiquei super interessada em ler, vi alguns comentários negativos e acabei desanimando, depois da sua resenha a vontade de dar uma chance a essa história voltou, parabéns, hahaha.
    Estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, parece ser uma leitura maravilhosa, fiquei ainda mais com vontade de ler.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...