#Dica_Para_Amantes_de_Vampiros!


Um jeito diferente de aprender história






Autor: Andreza Christina Ferreira Rodrigues
Gênero: Ocultismo/ História
I.S.B.N: 9788537007532
Codigo de barras: 9788537007532
Paginas:124
Ano: 2012
Idioma: Português
Editora: Madras

Descrição

Os vampiros fazem parte de uma vasta coleção de seres sobrenaturais que aterrorizam os homens. A crença no retorno dos mortos para afligir os vivos é o respaldo desses seres. Durante séculos, o vampiro rivalizou com diversos mortos-vivos até que, a partir do século XVIII, sua imagem foi se fixando até chegar a Drácula, conseguindo suplantá-los e afirmar-se como o grande favorito. Se, por um lado, os vampiros parecem estar ligados a um tempo antigo, em que predominava a magia e a superstição, ao contrário, é a partir do século XX que eles se proliferam em grande quantidade e de diversas maneiras por todos os tipos de mídias. Este livro não busca localizar os vampiros no mundo, tampouco suas características. Procura essencialmente traçar uma história desses mortos-vivos por meio da constituição da imagem que vem à mente quando se pensa neles, ou seja, o objetivo está relacionado em reconstituir elementos do mito pelo tempo, marcadamente na sociedade ocidental.


Opinião pessoal

A autora Andrezza Christina vai fundo quando se trata de se aprofundar no vampirismo. Uma analise profunda dos aspectos dos vampiros desde seus primórdios até os mais modernos vampiros da literatura.

O livro e dividido em quatro partes bem especificas sobre o assunto trazendo consigo informações de cunho histórico, filosófico e cultural. 

1º parte: Os precursores dos Vampiros:
Nesta primeira parte do livro há um emaranhado de informações que levaram ao surgimento do mito do vampiro, onde ocorreram suas primeiras causas e como tudo isso foi recebido pela sociedade da época.

2º parte: O Vampiro se torna Vampiro :
Essa segunda parte do livro tras como o mito do vampiro "sugador de sangue" se misturou as culturas locais e sua ligação com os outros seres do sobrenatural. Além de sua primeira caracterização como vampiro o que na época era um método  infalível para reconhece-lo. 

3º parte: Enfim, o Vampiro moderno:
Nesta terceira parta a maior do livro traz uma profunda analise do vampiro baseado no livro de Bran Stroks: Dracula alem de seus aspectos sociais, filosóficos, comportamentais, culturais. Um passeio profundo na mente de Bran Stroks que usou vários métodos para passar enumeras mensagens eu seus texto. Para quem não leu Drácula ainda é uma verdadeira fonte de spoilers,tantos que muita gente não vai precisar mais ler Drácula para saber o que acontece. A ciência da época também esta em discussão nesta parte do livro assim como a sanidade e o controle do sexo. 

4º parte: O Vampiro pós-Drácula: O século XX: 
Essa é uma das menores partes do livro porem traz uma analise um pouco mais simples sobre os vampiros criados no novo século ( A saga Crespusculo, True Blood, Diários de um Vampiro, Entrevista com o Vampiro, Nosferatu etc...) como eles foram afetados pelo novo século, suas modernidades, a mudança da sociedade além do claro o retorno ao romantismo ligado ao vampirismo. 

O livro todo é muito bem estruturado, com boas fontes de pesquisas, com ilustrações que indicam os pensamentos da época.Uma verdadeira fonte de fatos para quem deseja se aprofundar na história dos vampiros. É uma ótima dica de leitura e de presente também :3 Se você conhece alguém que ama vampiros ela vai amar essa indicação ;)  



Por: Náthida Horrana






1 comentários:

  1. Oi
    Legal a resenha, o livro parece ser diferente. Eu gosto de histórias de Vampiros quem sabe algum dia eu de uma chance a esse livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...