#Dica de Literatura Gótica

Os contos de Gustave Flaubert




O homem com tendência as trevas e ao desespero...

O escritor francês Gustave Flaubert nascido em 12 de dezembro de 1821, era um importante prosados do cenário literário da França, marcando-a com sua profunda analise psicológica de seus personagens  seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).
O livro de contos “Gothica” retrata os vários aspectos psicológicos da  humanidade de acordo com certas situações  de cunho sobrenatural. O livro trás as seguintes historia:
Raiva e impotência- Um conto que retrata um homem taciturno que tem um sono completamente pesado o que faz todos pensarem que ele esta morto, porem depois de enterrado vivo é que realmente se começa a analise psicológica deste caso. O personagem entra em completo desespero o que se é de esperar, no entanto eis que surge a complexidade da mente humana, o personagem vai vagando de um estado a outro da conformidade com a morte até sua revolta por estar ali antes de sua hora, da religiosidade até a completa perca de fé e justamente por fim o desespero total.

• A Peste Em Florença- Esse já trás uma historia um pouco menos assustadora porém não menos perversa, dois irmãos procuram uma vidente que lhe diz que um irmão terá inveja e muito ódio em sua vida e que o outro prosperará em poucos dias, o que de fato acontece por que um dele vira cardeal, a única insanidade do conto é a cena do assassinato de um dos irmãos mais é um conto meio “ água com açúcar” .

Bibliomania- Esse conto trás uma serie de peculiaridades conta a historia de um bibliófilo aficionado por livros raros é como quase todo colecionado há um inimigo em comum que acompanha todas as peças raras e acaba conseguindo-as antes de você. Isso provoca uma rixa entre eles, uma serie de acontecimentos estranho entre eles. Mais talvez o mais curioso na história é que um dos bibliófilos não sabia ler.

Sonho do Inferno- Talvez o conto mais irracional do livro.  É o conto mais longo de todo o livro, conta a história de um homem muito poderoso, mais poderoso mesmo. Que resolve ter uma conversinha com satã ( o tinhoso, o coisa-ruim, o capiroto  e etc..) que quer levar sua alma o problema é que o tal homem afirma não ter alma. Satanás, porém conclui que se ele se apaixona ele terá alma! Ele faz uma mulher cair de amore pelo homem sem alma que por sua vez não lhe dá a menor atenção, por fim ela se atira de um penhasco e o homem sem alma permanece em paz como sempre esteve. 

O Funeral do Doutor Mathurin- É um conto bem simples, o Doutor em questão decide que quer morrer e com a ajuda de seu discípulo o faz, morrendo pleno e feliz aproveitando a vida como tem que ser.

O livro Gothica é uma ótima escolha pra quem esta iniciando esse tipo de leitura, mais para aqueles que amam esse tipo de literatura – assim como eu- ele é muito leve como o mínimo de trevas permitido rsrs... Mais recomendo bastante para os iniciante.



Por: Náthida Horrana 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...