Projeto Literário - Resenha: Eleanor e Park.

O livro do mês de dezembro escolhido, por votação, no projeto literário foi Eleanor & Park. :)



Eleanor & Park

Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 328
Código ISBN: 9788542801255
Nota: 5/5 estrelas
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha: O livro conta a história do romance, até então improvável dos personagens que dão nome à obra: Eleanor & Park.

Eleanor é uma garota fora dos padrões, ruiva, gordinha, que usa roupas largas, remendadas e nunca consegue controlar o próprio cabelo.  Park é um mestiço, que não chama a atenção e passa despercebido (não sendo zoado por ninguém).  Eles se conhecem no ônibus escolar, quando Eleanor senta ao lado de Park.  Ele acha Eleanor muito estranha e decide que não trocará uma palavra com ela.
Eles começam a pegar o ônibus juntos todos os dias, Park está sempre ouvindo música e lendo gibis e Eleanor sempre acompanha a leitura com o canto dos olhos. Percebendo a atitude da garota ele começa a ler mais devagar para que ela consiga acompanhar.
"Primeiro Park pensara que estava imaginando coisas. Tinha sempre a sensação de que ela estava olhando para ele, mas, sempre que a olhava, ela estava olhando para baixo. Finalmente, percebeu que ela olhava para o colo dele. Não com sacanagem. Olhava para o gibi, e dava até para ver os olhos dela movendo-se. […] Park não disse nada. Somente abriu mais o gibi e foi virando as páginas mais lentamente."


Em um dia quando Eleanor entra no ônibus, vê que tem uma pilha de gibis em seu lugar, ela pega e os leva pra casa, lendo tudo na mesma noite e devolvendo no outro dia, isso acontece por dias seguidos. Até que Park resolve puxar assunto com Eleanor e empresta a ela seu toca fitas descobrindo, assim, outra paixão em comum, a música.O entrosamento entre os dois demorou a acontecer, mas depois da primeira palavra o relacionamento flui rápido, Park passou a não achar Eleanor esquisita e ela passa a achá-lo interessante. Vemos desconhecidos virarem melhores amigos e depois se apaixonarem de uma forma doce e ingênua.


Rainbow explorou além do romance o bulling e os conflitos familiares. Eleanor tinha sido expulsa de casa pelo padrasto e tinha morado um ano de favor e agora que voltou a morar com a mãe, o padrasto e os irmãos, as coisas andavam ainda piores. Com uma mãe totalmente submissa ela tinha que enfrentar os desaforos de um padrasto abusado, ver sua mãe apanhando sem poder fazer nada e ter uma vida totalmente precária, sem ter dinheiro pra roupas, comida...

Park tem que viver sobre as regras de um pai que é ex soldado e não aceita certos comportamentos do filho. E sua mãe, no começo, não aceita o namoro dele com Eleanor, pois ela acreditava que as pessoas devem seguir os padrões de beleza e Eleanor estava totalmente fora deles. 




Eleanor & Park é um livro incrível, apaixonante, que fala de amor e drama de uma forma suave. Rainbow conseguiu me deixar encantada com personagens que juntos se tornaram extremamente fofos. Não é à toa que foi eleito o melhor YA de 2013 no Goodreads.
Ameii as referências musicais dos anos 80 citadas no livro: The Cure, The Beatles, The Smiths, viajei com as músicas ouvidas pelos personagens e me senti parte da trama.



Participantes:


Organizadoras:

3 comentários:

  1. Depois de ler essa resenha, fiquei com mais vontade de ler.<3
    Adorei, já está na minha lista.
    Beijos!

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra ler esse livro, vou compra ele semana q vem *-* http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/blogs-parceiros-s2.html

    ResponderExcluir
  3. EU já ouvi muito falar desse livro e li várias resenhas, mas o que mais se destacou na sua foram essas fanarts super lindas dos personagens. Adorei que você tenha colocado isso.

    Beijos
    Leitores Forever

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...