Resenha: Garota Exemplar.


Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrinseca
Ano de Publicação: 2013
Número de páginas: 448
Código ISBN: 9788580572902
Nota: 3/5 estrelas
Sinopse: O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo, mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado, mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota Exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

Resenha:
 Quando eu li a sinopse do livro, não tive vontade de lê-lo de cara. Um livro em que uma mulher some e o principal suspeito é o marido, está muito longe dos romances e contos de fadas com finais felizes, que me encantam tanto.


Mas depois de ler tantas opiniões totalmente divergentes sobre o a história, resolvi descobrir o tal mistério e tirar minhas próprias opiniões sobre esse suspense.

Gillian Flynn nos apresenta Amy Dunne, filha de escritores conhecidos e protagonista da série de livros, lançada por seus pais, Amy Exemplar.  Ela vive sempre tentando superar as expectativas, criadas pela personagem, nunca podendo ser ela mesma, até que conhece Nick. Eles se apaixonam, acreditam terem encontrado o que sempre procuraram, Amy é linda, joga videogame e não faz cobranças, Nick a faz rir, é compreensivo e carinhoso, os dois namoram e casam.
É uma era muito difícil em que ser uma pessoa, só uma pessoa real, atual, em vez de ser uma coleção de traços de personalidade, de personagens automáticos.

O livro é dividido em três partes, a primeira bem cansativa, conta como Nick e Amy se conheceram e o quanto o relacionamento deles era perfeito e blá blá blá, até que os dois perdem o emprego e o conto de fadas em Nova York acaba. A mãe de Nick está em um estágio avançado de câncer, e já que eles estão desempregados Nick resolve voltar para sua cidade natal, no Missouri, sem total aprovação de Amy.

Quando chegam a Missouri, Nick monta um bar com sua irmã, usando dinheiro que os pais de Amy deram a ela, por sua participação na série de livros. Lá o casamento dos dois começa a declinar, Nick está desgastado pela falta de dinheiro e já não faz nenhum esforço pra dar atenção à esposa, chega tarde em casa e mal conversa com Amy.
Como passar por uma porta. Nosso relacionamento imediatamente se transformou em tom sépia: o passado.
Aqui começa a segunda parte do livro e foi onde comecei a gostar da história. No dia que eles completam cinco anos de casamento, um vizinho avisa Nick que a porta da sua casa ficou aberta e ele volta pra conferir. Ao chegar em casa não encontra Amy e vê sinais de briga pela casa, assustado, resolve chamar a polícia. Os policiais começam a investigar o estranho comportamento de Nick, que até então, não demonstrou grande preocupação com o sumiço da esposa. Ele tentando convencer as autoridades que não está envolvido no crime mente dizendo que seu casamento não tinha problemas.

Depois de acharem o diário de Amy as coisas ficam cada vez mais complicadas pra Nick que se vendo diante de tantas provas contra ele, mente o tempo todo e se complica cada vez mais.

A terceira parte é incrivelmente bem escrita e instigante, é quando o desaparecimento começa, realmente, a ser desvendado.
Toda história tem dois lados.
Uma narrativa inteligente, intercalada entre Amy, Nick e a leitura do diário, nos fazendo mudar de opinião a cada começo de um novo capítulo. Até o último capítulo do livro eu não sabia quem defender e ainda não sei. Os dois personagens são manipuladores, e intrigantes.

Um livro que nos mostra uma realidade que muitas vezes preferimos não pensar. Sem dúvida, nos faz questionar, o quanto realmente conhecemos as pessoas que vivem ao nosso lado e até que ponto o ser humano pode chegar pra atingir seus próprios interesses.


Trailer:



3 comentários:

  1. Oiee ^^
    Normalmente eu não leio livros desse gênero, mas Garota exemplar é um que eu tenho muita curiosidade de conhecer. Cheguei a ver o trailler do filme e fiquei ainda mais animada.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, quero muito ler, pois todo mundo fala muito bem desse livrohttps://www.youtube.com/watch?v=KEMMi7KeBOk&list=UUcsbrzL9CrOPNlqbA7lBy-w

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro ainda, mais me parece ser bom vou adicina-lo na minha lista... Bjos!!
    www.batomnacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...