Resenha: Se eu ficar


Se eu ficar

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 224
Código ISBN: 9788581635415
Nota: 3/5 estrelas
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela protagonista Mia, uma jovem de 17 anos, que toca violoncelo e tem paixão por música clássica. Ela mora com seus pais, dois punks estilosos, engraçados e extremamente amorosos. Ela tem um irmão caçula super fofo, Teddy, uma melhor amiga fiel, Kim e um namorado lindo, romântico e loucamente apaixonado, Adam.

Se eu ficar, retrata as imprevisibilidades da vida, o quanto um fato ou momento pode mudar uma vida pra sempre. Numa manhã em que nevava muito, todos haviam sido librados da escola e trabalho, assim, resolveram ir visitar os familiares de carro, um passeio que acaba em um trágico acidente. Mia “acorda” assustada, sem saber onde está e o que está acontecendo, vê seus pais sendo levados em sacos plásticos, seu irmãozinho gravemente ferido, e seu próprio corpo deitado cheio de sangue, primeiro ela acha que é um sonho, ou melhor, pesadelo, mas aos poucos vai vendo que é tudo real, que está em coma e consegue ver tudo fora de seu corpo.

“Não é incrível como a vida é uma coisa e, então, de repente, se torna outra?”
O livro intercala a situação atual, Mia no hospital, em coma, vendo os familiares sofrendo esperando ela acordar, com as suas lembranças do passado, lembranças com a família, com o namorado. A decisão de morrer ou viver depende somente dela. Será que ela conseguirá viver sem todas as pessoas que ama? O livro nos faz refletir que as pessoas que amamos não duram pra sempre, que o difícil não é morrer e sim continuar vivendo com todas as lembranças e saudades que uma tragédia traz.

“E enquanto contemplo isso eu penso no que a enfermeira disse. Ela está controlando o show. E de repente eu entendi o que o vovô estava realmente perguntando a vovó. Ele ouviu o a enfermeira também. Ele entendeu antes de mim. Se eu ficar. Se eu viver. Depende de mim”
Sem sombra de dúvidas é uma história emocionante, que nos faz pensar muito e dar valor a cada momento, mas achei a narrativa superficial, poderia ter sido melhor explorado o tema. O livro e curto pra quantidade de informações que continham nele. Não é ruim, mas eu realmente esperava bem mais. Como o livro não atingiu todas as minhas expectativas ainda não vi o filme, acho que só vou assisti-lo depois que eu ler o livro “Pra onde ela foi” que é narrado pelo Adam após a escolha da Mia, mas ainda não me sinto emocionalmente preparada para lê-lo também.


Trailer do Filme:


3 comentários:

  1. Me deu vontade de chorar só de assistir o trailer, imagino que ficarei desidratada quando ler o livro. Suas resenhas são tão gostosas de ler! =}

    Beijos,
    Diário Nepente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angêlaaa, o livro é emocionante mesmo, preciso tomar coragem pra ler o outro. Sou uma chorona e me envolvo extremamente com os livros. :) <3 Obrigada por estar acompanhando as resenhas. <3

      Excluir
  2. Eu também achei o primeiro livro superficial, achei a Mia um pouco robótica, meio sem emoção... Mas te garanto, o filme surpreende! Ele ficou praticamente a cópia do livro! E ainda por cima, nos presenteou com uma atuação incrível por parte do elenco todo. No filme eu realmente chorei muiiiito! Mas nem tanto no livro :( Agora, se tem um livro que você precisa ler, é Para Onde Ela Foi! Tudo que o Se Eu ficar não foi, esse é! E o Adam é tãããão perfeitooooo! Terminei de ler ele faz uma semana, e ainda não consegui me recuperar...Sua resenha ficou ótima! Bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...