Resenha: Primeiro Amor


Primeiro Amor

Autor: James Petterson
Editora: Novo Conceito
Ano de Publicação: 2014
Número de páginas: 240
Código ISBN: 9788581633909
Nota: 3/5 estrelas
Sinopse: Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.

Resenha: Primeiro amor é uma história baseada em fatos reais (na vida do próprio autor) que relata os pensamentos, sentimentos e descoberta de dois jovens que resolvem se aventurar numa viagem, que tem como objetivo a busca de novas experiências.

Axi Moore é uma adolescente certinha, muitas vezes considerada careta, estudiosa, com um comportamento exemplar, mas carrega muitos problemas familiares: a ausência da mãe, a morte da irmã e o alcoolismo do pai. Inesperadamente ela tem uma ideia maluca de deixar tudo isso pra trás.
“Ok, posso não estar causando boa impressão ao admitir isso, mas me deixe dizer logo de cara que eu era muito careta, tão certinha que matar as duas últimas aulas do dia (física avançada e inglês avançado) me deixou tão ridícula e loucamente apavorada que chegou a passar pela minha cabeça  que aquele plano maluco não valeria a pena.”

Axi planejou uma “fuga”, organizou cada detalhe, descreveu o roteiro e convidou seu melhor amigo Robinson para ir com ela. O que nem mesmo Axi era capaz de prever é que eles quebrariam tantas regras logo no primeiro dia de aventura. Eles iniciam a viagem numa moto roubada (totalmente fora dos planos de Axi), no começo ela fica apavorada com tamanha ousadia, mas logo se entusiasma e tenta não pensar no crime que cometeram aproveitando cada momento.
“Não era nada parecida com a motinho que andei uma vez. Era diferente de tudo que eu sentira antes. Nem estávamos na estrada ainda, e eu sentia que estava voando.”

Eles passam por várias situações perigosas, que nos faz torcer pra que nada de mau os aconteça, e por muitas engraçadas que nos faz viajar junto com eles em cada capítulo e querer saber logo qual será o próximo paradeiro dos dois.

A cada cidade que eles passam, a cada roubo que cometem, a cada noite dividindo a barraca ou a cama de hotel, vai ficando mais difícil de esconder os sentimentos recíprocos e embaraçosos que sentem. A inocência do envolvimento dos dois é linda. <3
"Nunca passou por minha cabeça antes que a palavra juntos era tão complicada"

A narrativa é objetiva, em capítulos curtos e a leitura é viciante, o livro é todo uma fofura, até perto do final, porque o desfecho é DECEPCIONANTE, o livro estava indo muto bem, prestes a entrar na minha lista de leituras favoritas até que o final foi um DESASTRE, (sim, eu sou uma boba, que espera sempre um final dos sonhos), mas como se tratava de uma história real não havia muito a ser feito, nem sempre a vida termina como os contos de fada :/ . Independente de qualquer opinião, uma coisa é fato: É IMPOSSÍVEL não se emocionar com a história.

4 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia esse livro até ler a sua resenha. A aventura de Axi e Robinson parece ser bastante confortável de se acompanhar, fiquei com vontade de ler o livro. É muito decepcionante para nós, quando o final não é do jeito que esperávamos. Isso já aconteceu comigo várias vezes, mas o que podemos fazer? Esse é o universo da literatura! haha
    Amei a resenha, muito bem escrita!
    Beijão - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris querida!!! Ameeei o comentário, obrigada por visitar o blog. Eu sempre espero um final dos sonhos. :/ mas o livro é bem bom, emociona e nos faz viver cada momento. Leia sim depois me diga o que achou. Bjo bjooo

      Excluir
  2. Nossa até estava com vontade de ler esse livro, mas fiquei com um pé atrás agora por causa desse final. Porém, acho que ainda vou lelo (por que curiosidade define)

    xx, Ju
    cojuliana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuu, lê sim. O livro é todo bom, só o final que pra MIM foi ruim. Mas se tu é fã de Jhon Green vai gostar até do final! <3 Beijooo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...